terça-feira, 29 de março de 2011

Stardust e a História do Jazz




Gostar de jazz não é como gostar de Asa de Águia. O cara tem que gostar de música. Para gostar de Asa de Águia e de Risca Faca basta o cara gostar de cachaça e de putaria.

Mas, mesmo gostando de música, o jazz cobra um pedágio de quem quer se deliciar com ele. A pessoa deve começar a ouvir. Ir ouvindo. No início não vai gostar muito. Depois de um tempo, a mágica acontece.

O problema é que a maioria das pessoas de hoje são tão estúpidas que preferem o que é novo ao que é bom. Preferem o pagode lançado mês passado pelos “Atrevidos do Samba” a ouvir uma obra prima de um mestre como Cartola. Sem falar de gêneros como a chamada “música eletrônica”, em que aquilo que foi lançado mês passado já não serve, é lixo. Cá pra nós, se uma coisa com um mês de idade já fede lixo é porque já nasceu podre.

No jazz, não vale o que é mais novo, vale o que é melhor. É por isso que podemos comparar a mesma música gravada por jazzistas em diferentes épocas de igual pra igual. Ouvindo as várias versões, você percebe a personalidade do músico. No jazz, o músico não “toca” simplesmente uma música, ele não segue a partitura como uma receitinha de bolo como ocorre na música clássica. Não, no jazz ele faz isso de maneira tão pessoal e distintiva que eu arrisco dizer que cada versão no jazz é uma espécie de “opinião” daquele músico sobre aquela música.

Uma das músicas de jazz que recebeu mais versões foi Stardust, escrita por Hoagy Carmichael em 1927. Ouvir as diferentes versões dessa música pelos vários jazzistas é uma boa maneira de conhecer a essência do jazz. Pra quem se interessar, segue aí uma lista em ordem cronológica de alguns jazzistas dando a sua “opinião” sobre Stardust.

Hoagy Carmichael – 1927:

http://www.youtube.com/watch?v=Em3xyZz_mow

Louis Armstrong – 1934:

http://www.youtube.com/watch?v=WIE6U6Lrtrc

Glenn Miller – 1941:

http://www.youtube.com/watch?v=Fw0zUpE9wQk

Nat King Cole – 1952:

http://www.youtube.com/watch?v=WOqGhn1fY68&feature=related

Dave Brubeck – 1953:

http://www.youtube.com/watch?v=edqgdEiyc-0

Ella Fitzgerald – 1956:

http://www.youtube.com/watch?v=lp5uBTsaURI

John Coltrane – 1958:

http://www.youtube.com/watch?v=VA0tmGl1j-g

Paul Desmond & Gerry Mulligan

http://www.youtube.com/watch?v=w84UYXYg7Bg

Rod Stewart – 1994:

http://www.youtube.com/watch?v=1mvxOAnEPtE&feature=related

Michael Bublé – 2002:

http://www.youtube.com/watch?v=cINpA4sSzu0

Stacey Kent – 2010:

http://www.youtube.com/watch?v=EkpeG9Ro3RM