quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Meus temas recorrentes



Escrevendo esse blog, ficou mais claro para mim que tenho certos temas recorrentes. Mas acho que todo mundo tem seus temas recorrentes, aqueles assuntos que vira e mexe se está pensando sobre e discutindo a respeito. Acho que os temas recorrentes de uma pessoa dizem mais sobre ela do que suas origens, sua história e sua família. A análise do porquê de esses temas serem tão importantes para uma pessoa é um prato cheio para qualquer psicanalista. Eu não sou psicanalista, não sei me analisar. Mas pelo menos consigo listar meus temas recorrentes. Eles são três.

O primeiro eu intitulei carinhosamente de O Muro de Berlim. O embate entre esquerda e direita é uma verdadeira obsessão minha. Infelizmente isso raramente é de grande interesse para as outras pessoas, o que faz com que esse assunto seja responsável por pelo menos 80% dos momentos em que eu sou considerado “um saco”. Mas eu simplesmente não consigo me conter, quando vejo estou falando sobre isso e as pessoas saindo de perto como se eu tivesse soltado um pum. Principalmente porque, no Brasil, ou as pessoas são despolitizadas ou são de esquerda, e minha obsessão é sempre explicar por que eu considero os líderes de esquerda (Stálin, Mao Zedong, Pol Pot, Fidel Castro) uns genocidas filhos de uma p.... Meus textos sobre esse assunto são os menos comentados (e lidos) – o que é compreensível.

O segundo eu chamo de Guerra dos Sexos. As diferenças entre homens e mulheres e a relação entre esses seres de Marte e de Vênus me interessam mais do que o chocolate interessa às mulheres. Felizmente, nesse caso, a maioria das pessoas também compartilha desse interesse. Conscientemente, quando quero me divertir e divertir quem está perto, toco nesse assunto. Meus textos sobre isso são os mais lidos e comentados também. Talvez eu devesse escrever mais sobre isso...

O terceiro eu chamo de Crepúsculo do Macho. O estereótipo que as pessoas fazem da figura masculina e a maneira como um homem deve se portar para ser visto como viril é algo que me interessa simplesmente porque eu não concordo com a visão geral e nunca me enquadrei nela. Eu nunca fui aquele macho típico goiano que coça o saco e cospe no chão e nunca achei que devesse ser assim, aliás eu me recuso. Ser educado e fino hoje (pelo menos em Goiânia) é pedir para as pessoas acharem que você é gay – o revoltante não é imputarem uma homossexualidade que não existe e sim essa ideia de que só os gays e as mulheres têm o direito de serem finos e educados. O que foi feito de James Bond e Fred Astaire afinal?! Mas esse é um assunto no qual eu penso muito mas discuto pouco porque eu tendo a perder a paciência com quem eu estou discutindo e agir com mais grosseria do que nenhum macho típico goiano seria capaz.

Por fim, um dos meus maiores interesses é saber quais os temas recorrentes das pessoas ao meu lado. Já notei que quase ninguém sabe conscientemente quais são os seus próprios temas. Portanto, não adianta perguntar, eu tenho que observar e descobrir. Eu sei quais os temas recorrentes dos meus amigos próximos melhor do que eles mesmos. Tenho um amigo que tem obsessão pelo que ele chama de “estilo” (estética, aparência), outro que filosofa o dia inteiro sobre “como curtir bem a vida” e um outro que pensa o tempo todo em sexo.

E você? Quais são seus temas recorrentes? Eu adoraria saber...

3 comentários: